Blog da Clínica Brasil
Pensando em cuidar da sua saúde, trouxemos uma série de conteúdos, para você entender melhor sobre sintomas e doenças que afetam o organismo. Não se esqueça de agendar uma consulta com um médico especialista!
Espondilite Anquilosante: Conheça a Doença
A etimologia da palavra espondilite vem do grego spondylos que significa vértebra + ite inflamação, logo, espondilite significa inflamação das vértebras. Anquilosante provém de ankylos e significa "rigidez" ou "fusão" se referindo a condição da doença que leva a fusão das vértebras (anquilose) e reduz a mobilidade da coluna. Desta forma, o termo "espondilite anquilosante" em seu significado literal caracteriza a "inflamação das vértebras que leva à fusão ou rigidez". É uma doença reumatológica com inflamação crônica, ou seja, afeta o sistema musculoesquelético, que, neste caso, inclui as articulações principalmente da coluna vertebral, mas que pode afetar outras regiões do corpo. É autoimune, uma vez que o sistema imunológico ataca os tecidos do próprio corpo. Tem maior recorrência em homens na faixa etária dos 20 aos 40 anos, mas pode acometer indivíduos de todas as idades, de crianças a idosos.
Causas
A espondilite anquilosante está relacionada a fatores genéticos, ligada ao gene HLA-B27, um gene do sistema imunológico, com ligação a várias doenças autoimunes e autoinflamatórias chamadas de espondiloartrites soronegativas, que corresponde a um grupo de doenças inflamatórias que comprometem as articulações, principalmente a coluna vertebral, como a artrite em seu tipo reativa e psoriásica. Esse gene ajuda o organismo na resposta imunológica, reconhecendo o que é "próprio" e o que é "estranho". Estima-se que cerca de 85% a 95% dos indivíduos com espondilite possuem o gene HLA-B27 e que em média de 5% a 8% destes vão desenvolver a doença. O gene aumenta o risco, mas fatores ambientais e outros genes também podem ser apontados como possíveis causas da doença.
Sintomas
-
Dor nas costas e rigidez, principalmente na região da lombar;
-
Rigidez matinal: intensa rigidez na coluna pela manhã;
-
Dor nas nádegas e quadris: este sintoma sinaliza a inflamação das articulações;
-
Inflamação nos olhos (uveíte): causa vermelhidão, dor e sensibilidade à luz.
-
Dor no calcanhar;
-
Fadiga;
-
Dor no peito;
-
Diminuição da mobilidade da coluna (em casos mais avançados);
-
Dificuldade para respirar;
-
Perda de peso.
Os sintomas são de progressão lenta. O diagnóstico precoce é de suma importância para controle da inflamação e para impedir possíveis agravamentos no quadro.
Diagnóstico
O diagnóstico da espondilite anquilosante é baseado no histórico do paciente, sintomas, e exames físicos. Para confirmá-lo, o médico pode solicitar exames, como:
-
Exame físico: exame em que o médico avalia a mobilidade da coluna e das articulações. Testes como o teste de Schober e movimento da caixa torácica são solicitados para medir a flexibilidade da coluna e avaliar a caixa torácica.
-
Exame de imagem: normalmente radiografias (raios-X) para avaliar a imagem da coluna e das articulações, observando se há sinais de inflamação crônica e, nos quadros mais avançados da doença, anquilose, fusão das vértebras. Já a ressonância magnética pode ser solicitada para a detecção de sinais iniciais de inflamação nas articulações e nos ligamentos e tendões que se conectam ao osso.
-
Exame de sangue: o exame de sangue é solicitado para avaliar a presença do gene HLA-B27, que está associado à doença em uma boa parte dos pacientes. Contudo, nem todos que possuem o gene desenvolvem a doença, muitas pessoas com a doença não têm esse gene.
-
Proteína C-reativa (PCR) e taxa de sedimentação de eritrócitos (VHS): Marcadores de inflamação que podem estar elevados em quem tem espondilite anquilosante.
Vida com Espondilite Anquilosante
Por se tratar de uma doença autoimune, a espondilite não tem cura, mas tem tratamento, que visa proporcionar uma maior qualidade de vida ao paciente. O tratamento inclui o uso de medicamentos anti-inflamatórios para alívio da dor e rigidez muscular, a prática de exercícios físicos é fundamental, pois o repouso prolongado agrava a rigidez, são indicados alongamentos diários e exercícios que trabalhem a postura e atividades aeróbicas como caminhada e natação. O paciente deve realizar o acompanhamento da espondilite com múltiplos profissionais como fisioterapeuta para promover a mobilidade, oftalmologista caso haja uveíte (inflamação ocular recorrente na EA), ortopedista, em casos mais avançados da doença, onde ocorra deformidades estruturais ou necessidade de intervenção cirúrgica, e nutricionista para manter uma dieta equilibrada e controlar o peso. No caso de observação de sintomas e suspeita da doença, é recomendado se consultar com um reumatologista, especialista que diagnostica e trata doenças que afetam as articulações, os músculos, os ossos, tendões e tecidos conjuntivos, inclusive doenças autoimunes.
Clínica Brasil - Cuide da sua coluna com quem entende
Se você sente dor lombar crônica, rigidez ao acordar ou desconforto que melhora com movimento, pode estar diante de algo além de "problemas posturais". A Espondilite Anquilosante é uma condição inflamatória que atinge principalmente a coluna e merece atenção especializada desde os primeiros sinais.
Na Clínica Brasil, oferecemos um atendimento completo e integrado, com profissionais qualificados para o diagnóstico e tratamento da Espondilite Anquilosante.
Equipe multidisciplinar especializada:
-
Reumatologista – especialista responsável pelo diagnóstico e condução do tratamento medicamentoso e acompanhamento da doença.
-
Fisioterapeuta – essencial para preservar a mobilidade da coluna, aliviar rigidez e orientar exercícios personalizados.
-
Oftalmologista – para monitoramento e cuidado em casos de uveíte, comum em pacientes com a doença.
-
Nutricionista – apoio na adoção de uma dieta anti-inflamatória e controle de peso.
-
Psicólogo – suporte emocional para o enfrentamento da dor crônica e qualidade de vida.
-
Ortopedista – avaliação complementar em casos de alterações estruturais da coluna.
Estamos prontos para te acolher com atenção, cuidado e tecnologia, oferecendo diagnóstico precoce e orientações práticas para o dia a dia.
