Blog da Clínica Brasil
Pensando em cuidar da sua saúde, trouxemos uma série de conteúdos, para você entender melhor sobre sintomas e doenças que afetam o organismo. Não se esqueça de agendar uma consulta com um médico especialista!
Alergia: Tipos, Sintomas e Prevenção
A alergia é uma resposta anormal do sistema imunológico a alguma substância que ocasionalmente não resultaria em problemas. Decorre quando o organismo identifica erroneamente a substância como uma ameaça, um perigo ao corpo, logo, o sistema imunológico reage e produz anticorpos para eliminá-lo, provocando a liberação de substâncias químicas, como a histamina, que geram os sintomas alérgicos. Essas substâncias que provocam reações alérgicas são denominadas alérgenos e incluem: pólen, ácaro, poeira, mofo, pelos de animais, picadas de insetos, alimentos (leite, ovos, nozes, mariscos), medicamentos, entre outros. A alergia se diferencia da intolerância pelo modo em que o organismo reage a determinado elemento, na alergia a reação é do sistema imunológico, já na intolerância o corpo tem dificuldade para realizar a digestão do elemento.
Tipos de Alergia
As alergias se diferem a partir do agente causador da alergia, ou seja, do alérgeno, sendo dividas em:
01. Alergias respiratórias: neste caso, o alérgeno costuma ser pólen, ácaros, mofo, pêlos de animais e fumaça, substâncias que podem ser inaladas. Exemplos de alergia respiratória: rinite e asma alérgica, que possuem como principais sintomas espirros, coceira no nariz, congestão, tosse, falta de ar e chiado no peito.
02. Alergias alimentares: neste caso, o alimento torna-se o alérgeno, como: leite de vaca, ovos, amendoim e frutos do mar. Os sintomas incluem: urticária, inchaço, vômitos, diarreia e em casos mais sérios, anafilaxia, uma reação alérgica grave que pode ser fatal.
03. Alergias medicamentosas: neste caso, o alérgeno é o medicamento, como por exemplo antibióticos. Os sintomas incluem: erupções cutâneas, coceira, inchaço e dificuldade para respirar.
04. Alergias cutâneas (dermatite alérgica): neste caso, a alergia é de contato, ocasionada pelo contato da pele com o agente alérgeno, podendo ser causada por cosméticos, perfumes, látex, produtos de limpeza, níquel (em bijuterias). Os sintomas incluem: vermelhidão, coceira, bolhas ou rachaduras na pele.
05. Alergia a picada de insetos: neste caso, a alergia é causada por picadas de insetos, como: abelhas, vespas, formigas. Os sintomas incluem: inchaço no local e urticária.
06. Alergia física: caso menos recorrente, ligado a estímulos físicos como: calor, frio, sol. Por exemplo: Urticária após a exposição ao frio ou ao calor e fotossensibilidade, que é um tipo de reação alérgica à luz solar ou aos raios ultravioletas. Os sintomas incluem: vermelhidão e coceira, e em casos mais graves, bolhas e inchaços.
Sintomas
Os sintomas causados por alergia variam de acordo com o grau da reação alérgica e o tipo, os sintomas mais recorrentes englobam:
-
Sintomas nas vias aéreas: espirros, coriza, congestão nasal, tosse.
-
Sintomas na pele: coceira, vermelhidão, urticária, inchaço, eczema (dermatite).
-
Sintomas no aparelho digestivo: náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais.
-
Demais sintomas: tontura, dificuldade para respirar, pressão baixa, perda da consciência.
Todos os tipos de alergia podem desencadear a reação alérgica em seu aspecto mais grave, a anafilaxia, potencialmente fatal, sendo essencial procurar ajuda médica imediata.
Clínica Brasil: seu aliado na prevenção de alergias
O médico que faz o diagnóstico, orienta a melhor maneira de prevenir e tratar a alergia, é o alergista. O alergista, caso necessário, irá solicitar os exames para identificar o alérgeno que será testado no organismo, podendo ser o teste de alergia na pele (prick test), teste com adesivos na pele (patch test), teste intradérmico ou exame de sangue específico.
-
Prick Test (teste na pele): é o mais utilizado, sendo eficaz, seguro e quase indolor. Funciona da seguinte forma: o médico pinga pequenas quantidades de alérgenos (como pólen, pêlos de animais, alimentos etc.) no antebraço ou nas costas. Em seguida, ele faz leves incisões superficiais na pele com uma agulha ou instrumento específico. Passados cerca de 15 a 20 minutos, o médico avalia se há sinais de alergia na região da aplicação, como: vermelhidão ou inchaço. Se houver, significa que você tem sensibilidade àquela substância. Possibilita o diagnóstico de rinite, asma, urticária, alergias alimentares, dermatites, entre outras. Caso o prick test apresente um resultado inconclusivo, realiza-se o teste intradérmico.
-
Teste Intradérmico: de execução semelhante ao teste na pele, desta vez, o alérgeno é injetado na pele por uma agulha fina para testar alérgenos específicos, como venenos de insetos ou medicamentos.
-
Patch Test (teste com adesivos): faz a detecção de alergias causadas por contato direto com substâncias, como: dermatite de contato, níquel, cosméticos, perfumes, látex. No teste, adesivos são colados nas costas contendo pequenas quantidades de substâncias que serão testadas e ficam na pele por 48 horas. O teste leva de 02 a 04 dias para um diagnóstico completo, pois a pele é reavaliada cerca de 72 horas depois, observando se há a presença de vermelhidão, bolhas ou descamação. É indicada para rastreio de alergias de contato, sensibilidade a produtos químicos, metais, cosméticos.
-
Exame de sangue: no exame de sangue para detecção de alergias, o sangue é coletado, e o teste analisa a quantidade de anticorpos específicos para cada alérgeno, observando se há anticorpos para substâncias como pólen, leite, frutos do mar, etc. Normalmente é utilizado quando o prick test não é uma opção viável.
Na Clínica Brasil temos os profissionais necessários para detecção, prevenção e tratamento das alergias e os exames necessários. O método mais eficiente de prevenir alergias é conhecendo o agente que causa a reação, ou seja, o alérgeno. A reação alérgica em sua forma mais grave pode levar à morte, por isso é vital prevenir-se, caso observe sintomas procure um especialista, consulte-se com um alergista.
